quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Como os impostos empobrecem a população

Muitas pessoas tem dificuldade de enxergar como os impostos empobrecem a população. Para tentar deixar isto bem evidente, vamos colocar assim: imagine que o governo cobrasse 100% de imposto sobre a tua renda, ou seja, o governo ficaria com todo o teu salário. Isto certamente te deixaria pobre não é mesmo? Expondo a situação desta forma, tudo fica mais claro.

Pouco importa a quantidade de impostos que o governo cobre de você, o imposto é e sempre será uma forma de roubo legalizado pela jurisdição. É também uma forma de expropriação da sua propriedade. Entretanto, este blog não defende o fim dos impostos e nem do Estado (não defende anarco-capitalismo), mas apenas a redução de ambos.

É por este motivo que esta página critica tanto a excessiva carga tributária deste país. Afinal os brasileiros pagam:

- 50% de impostos sobre automóveis;
- 54% de impostos sobre a telefonia
- 70% de impostos sobre jogos eletrônicos
- 35% de impostos sobre bicicletas e ar-condicionados
- ate 50% de impostos sobre eletrodomésticos


Há quem diga que devemos apenas aumentar os impostos para os ricos. O problema é que empobrecer os ricos não torna os pobres ricos. Pelo contrário, quando os ricos são taxados com altos impostos 2 fatos ocorrem:

1- As empresas dos ricos vão à falência e eles acabam tendo que demitir os funcionários que agora terão que viver de bolsas assistencialistas que são pagas por outros trabalhadores igualmente pobres.

2- Os ricos fogem para outros países levando sua fortuna que poderia ser usada na poupança para gerar riqueza ao país. Assim foi o caso do ator Gerard Depardieu que fugiu da França após o governo ter aumentado os impostos.
Aqui temos algumas reflexões sobre os impostos sobre os ricos. Vale a pena conferir:

Nenhum imposto é neutro; qualquer imposto sempre afetará os mais pobres
porque todos devem ser a favor de diminuir os impostos para os "ricos"

Outro problema causado pelos impostos é o fato de que quando eles são altos, a população tem dificuldade de poupar dinheiro. A economia é uma mistura destes fatores: de um lado o consumidor precisa comprar os produtos de sua necessidade; e de outro ele também precisa poupar dinheiro caso surja alguma emergência ou eventualidade.

Se há uma contestação na qual todos os economistas concordam de forma unânime é: todos os países que se tornaram desenvolvidos foram acumulando números altíssimos em termos de poupança! A poupança realizada por alguns clientes de bancos servirá como empréstimos para outros abrirem ou ampliarem seus negócios. Não há nenhum mistério nisto.

Chega de altos impostos sufocantes e números ridículos na poupança: Precisamos de reforma tributária já!




_______

2 comentários:

  1. A Reforma Tributária é uma história muito antiga, assim como toda a história política mundial. FATO:
    'Homem tem dominado homem para seu próprio prejuízo'. (Ecl. 8:9) Não fomos criados para governar a nós mesmos! Esse poder não está registrado em nossos genes conforme reconhecido há Séculos:
    “. . .Bem sei, ó Jeová, que não é do homem terreno o seu caminho. Não é do homem que anda o dirigir o seu passo.” - Jer. 10:23

    A conclusão lógica é: Só o Criador do homem e da Terra tem o poder para resolver esses problemas que afetam as nações! - Dan. 2:44!

    ResponderExcluir
  2. Poderia colocar um terceirto fato q é:
    As empresas repassam o imposto delas aos consumidores, aumentando o preço dos produtos e influenciando diretamente os pobres

    ResponderExcluir