sábado, 30 de novembro de 2013

Diga NÃO à estatização!

É bastante interessante a fé cega que muitas pessoas depositam no Estado e nos serviços oferecidos por ele. Este texto vem apenas expor uma lacuna que existe no que tange a este assunto. Vamos tentar enxergar o quanto os serviços estatais são altamente prejudiciais à sociedade. Serviços estatais causam:

1- Altos Impostos:
Quando o governo é dono das empresas ligadas à economia, estas sempre sofrem com corrupção ou ineficiência por partes de seus servidores. A corrupção ou gastos, devido mal exercício dos funcionários públicos, sempre geram um déficit que, pra ser pago, o governo sempre recorre aos tributos fazendo o cidadão pagar a conta através de impostos. Sendo assim, as empresas estatais sempre tem um “fundo monetário eterno” para se recuperar do déficit que são os tributos que os cidadãos pagam. 

2- Monopólio:
É curioso como os “defensores do estado” criticam as empresas capitalistas que exercem monopólio, mas julgam que seria melhor que o estado monopolizasse tudo: correios, educação, saúde etc. Será que eles não percebem a tirania que o monopólio estatal representa? Como o governo detém o monopólio do serviço, ele pode cobrar a taxa que quiser e oferecer o produto mais porco que desejar. Há aqueles que dizem que para melhorar o serviço público só precisamos "investir mais nos servidores" dando a entender que se aumentarmos o salário dos funcionários públicos para 20 mil reais para cada um, logo os serviços públicos se tornarão uma "maravilha". Você não é tão ingênuo a ponto de acreditar nisso, é?

3- Ineficiência:
As entidades estatais (bancos, empresas etc) são, na verdade, verdadeiros cabides de empregos nas quais os políticos colocam dentro delas todos os amigos e parentes que quiserem (ao contrário de empresas privadas que só contratam funcionários técnicos especializados justamente por visarem à eficiência).

4- Corrupção:
É sempre assim e qualquer país do mundo, as empresas estatais sempre estarão envolvidas em escândalos de nepotismo, fisiologismo, peculato (fora as constantes greves feitas todos os anos). E isso é preocupante porque essas empresas são sustentadas com nossos impostos. Por isso devemos privatiza-las, pois empresas privadas não são sustentadas com impostos (menos um problema para nos preocuparmos e nosso bolso agradece).

5- Ausência de punição por péssimos serviços:
Se uma empresa privatizada oferece péssimos serviços ou preços altos muito além do mercado, é mais fácil puni-la com multas altas e diárias. Já as empresas estatais, quem consegue punir o Estado? E se os funcionários da empresa privada tiverem péssimo desempenho ou forem corruptos, rapidamente serão demitidos ou processados. Diferente do que acontece em empresas do governo, onde este passa a mão na cabeça do seu funcionário público corrupto e quase nunca o demite.


CONCLUSÃO:

Estatização = ineficiência, monopólio, corrupção e altos impostos




_______

Nenhum comentário:

Postar um comentário