sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Por que devemos apoiar privatizações?

Que as empresas privadas são mais eficientes do que as públicas, disso ninguém tem dúvida. Basta o povo comparar escolas públicas com escolas privadas, hospitais públicos com hospitais privados etc...as empresas privadas possuem melhor infraestrutura, atendimento mais rápido, respeitam mais o cliente(pois têm medo de serem processadas). Então porque os brasileiros tem medo de privatizações? o argumento dos opositores é de que "se privatizarmos tudo, os pobres não terão acesso à esses serviços". Mas será que esse argumento se sustenta? será verdade?

Existe na economia um principio chamado de Livre Concorrência. Esta lei afirma que num ambiente de livre concorrência, as empresas que tiverem poucos clientes baixarão os seus preços para atraí-los, ao passo que as empresas que forem gradativamente perdendo seus antigos clientes também serão forçadas a baixar seus preços para que seus clientes voltem. Desta forma, as empresas entram numa disputa para atrair clientes baixando cada vez mais os preços até que eles atinjam valores populares.

Foi exatamente isso que ocorreu no nosso setor da telefonia! Quando a telefonia foi privatizada no Brasil havia rumores de que somente a “elite” teria acesso a telefones enquanto o povão ficaria excluído tendo em vista que “os empresários iriam aumentar absurdamente os preços dos telefones e seus serviços”. Foi isso que aconteceu? NÃO. Muito pelo contrário! As pesquisas realizadas indicam que hoje em dia cada brasileiro tem cerca de 2 telefones celulares e as tarifas telefônicas são super baratas. Hoje todo mundo fala e envia mensagens-torpedos durante o mês inteiro gastando muito pouco por mês. E por que isso aconteceu? Já foi explicado: no intuito de atrair os clientes, as empresas abaixam os preços dos seus produtos e as rivais que perdem clientes são forçadas a fazer o mesmo. Foi desta forma que a telefonia se popularizou. O povo não ficou excluído. Pelo contrário, a privatização popularizou a telefonia!

O mesmo fenômeno de queda de preços seria observado no setor da saúde, por exemplo, a disputa entre os hospitais num ambiente de livre concorrência faria os preços despencarem. A prova disso pode ser vista nesta reportagem aqui:


Médicos abriram uma enorme clínica particular na favela Heliópolis a preços de 40 Reais consulta simples e 60 reais para consultas com especialistas. E ambos os valores podem ser parcelados, caso o cliente assim o deseje. Imagine o quanto os preços baixariam mais ainda se os impostos fossem diminuídos!

Chega de pagarmos altos impostos para termos serviços públicos ineficientes! A privatização num mercado de livre concorrência populariza os preços e é altamente benéfica para o povo!





______

Nenhum comentário:

Postar um comentário